Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

13.08.19

A Terra precisa de ajuda urgente!


semeado por Flora

por-ti-terra-01.jpg

Todos os dias somos alertados para a degradação do nosso planeta, resultante de comportamentos errados e estilos de vida inadequados que fomos adquirindo. Esses comportamentos estão de tal forma enraizados na sociedade moderna, que nos parece impossível “dar a volta” à situação. A alteração de comportamentos com vista à defesa do planeta parece até um entrave ao progresso, tantas vezes associado ao consumo de energias e de recursos.

Está na hora de refletir sobre este tema e estabelecer metas para concretizar as mudanças necessárias. Se é verdade que nos parece impossível ajudar individualmente, visto que somos apenas um dos quase 8 bilhões habitantes da Terra, é também verdade que foi individualmente ou em pequenos grupos que foram surgindo as ideias que deram origem ao descalabro ambiental que se vive atualmente.

Não podemos esperar que as mudanças venham do topo. Temos que ter a iniciativa de agir por nossa conta. Por exemplo, vamos esperar que proíbam os sacos plásticos para a compra de frutas e legumes? Porquê, se podemos mudar já esse comportamento? E é tão fácil. Vou deixar uma dica noutro artigo.

Temos o dever, cada um de nós, de fazer a nossa parte. Não parece fácil, e de facto não é, pois somos quase reféns dos hábitos de hoje. Além disso, se formos pesquisar por alternativas ecológicas aos produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, verificamos que na sua maioria são mais dispendiosas. Mas também não podemos acomodar-nos a essa ideia e simplesmente não fazer nada, certo?

Proponho uma mudança gradual e individual de comportamentos. Vamos agir individualmente e juntos seremos mais fortes!

A minha ideia base é não procurar mudar tudo. Vamos dar um passo de cada vez. E assim, passo a passo e devagarinho, uma mudança de cada vez, vamos conseguir!