Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

27.11.19

Lasanha Bolonhesa


semeado por Flora

lasanha.jpg

A minha lasanha bolonhesa é sempre um sucesso quando há convidados. É uma das receitas da minha infância, que não tenho coragem de alterar pois é mesmo deliciosa! Na minha opinião, quando a minha mãe a faz sai sempre melhor que a minha, mas para quem não tem termos de comparação, a minha é 5 estrelas ;).

É um prato que tem a vantagem de poder ser preparado com alguma antecedência e depois na hora é só colocar no forno durante meia hora para finalizar.

A carne tem que ser cozinhada por duas horas para ficar bem apurada. Aqui vai a receita para um pirex médio:

- Massa de lasanha fresca

- 600g Carne de bovino picada (convém pedir para picar na hora no talho, para evitar carne de fraca qualidade e potencialmente contaminada, com um chouriço picado em simultâneo)

- Uma cebola grande

- Dois dentes de alho

- Lata grande de tomate pelado

- Polpa de tomate q.b.

- Cubo de galinha

- Sal, pimenta, orégãos

- Uma pitada de açúcar

- Queijo mozarela ralado

- 0,5L Leite

- 50g manteiga

- 50g farinha

- Noz-moscada

- Azeite

- Folhas de manjericão (opcional)

 

Preparação da carne:

Pica-se grosseiramente a cebola e os dentes de alho levando a refogar em azeite. Junta-se o tomate pelado cortado em pedaços ou esmagado com a mão e reserva-se o líquido na lata. Tempera-se com sal, pimenta e orégãos e deixa-se apurar um pouco. Juntar depois a carne, desfazendo-a com um garfo, até alourar bem. Despeja-se depois o líquido da lata de tomate, junta-se o cubo, um pouco de polpa de tomate e deixa-se ferver. Baixar a temperatura do fogão para o mínimo, colocar uma tampa e deixar cozinhar lentamente para que a carne absorva todos os sabores. Passado meia hora, mais ou menos, provar, cheirar e retificar os temperos. Deixar cozinhar até fazer um total de duas horas. Acrescentar mais orégãos e uma pitada de açúcar a gosto. Misturar bem.

Molho bechamel:

À parte, fazer o molho bechamel, com a manteiga, a farinha e o leite, que pode ser feito do modo tradicional ou seguindo a receita do robot de cozinha (é como eu faço). Temperar bem com sal, pimenta e noz-moscada. Não deve ficar muito grosso. Para a lasanha é preferível um bechamel fluido.

Montagem da lasanha:

Pincelar o fundo de um pirex com azeite, colocar uma camada de massa de lasanha, seguido de uma camada de carne, regar com bechamel (não muito) e polvilhar com um pouco de queijo ralado. Repetir as camadas, doseando bem para alcançar preferencialmente 4 camadas. A última camada de bechamel deve ser mais generosa, e termina-se com uma camada de queijo ralado. Pode colocar-se por cima algumas folhas de manjericão para perfumar a lasanha e leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, durante meia hora.