Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

25.10.19

Manteiga de Avelã com Cacau


semeado por Flora

manteiga de avelã.jpg

A minha mãe deu-me avelãs da sua aveleira e decidi fazer uma deliciosa e saudável manteiga de avelã com cacau. Estive mais de uma hora a partir avelãs e reuni 350g de miolo de avelãs. Esta é a pior parte porque a partir daqui é de facto muito fácil e rápido, tirando o facto que haver cascas espalhadas por todo o lado, no chão e no balcão da cozinha!

Coloquei as avelãs no tabuleiro do forno, sobre uma folha de papel vegetal e levei ao forno, ainda frio. Liguei nos 170º e ao fim de 15 minutos estavam torradas. Coloquei as avelãs ainda quentes dentro de um pano limpo e seco e esfreguei sobre o balcão, para soltar a pele. Abri o pano e acabei de retirar algumas peles mais teimosas com as mãos. Alguns bocados de pele ficaram agarrados à avelãs, mas não faz mal nenhum. No geral, estavam todas descascadinhas.

Levei ao robot de cozinha e triturei. No início, obtemos um género de farinha, mas continuando a triturar, soltam-se os óleos da avelã e obtemos uma pasta com a consistência desejada. Juntei então duas colheres de sobremesa de cacau e uma colher de sopa de mel. Misturei bem no robot de cozinha e está prontinha!

manteiga de avelã - 2.jpg

As 350g de avelãs (sem casca) renderam um frasco e meio de manteiga de avelã. Ainda tenho outras tantas para fazer mais mas tenho que ganhar coragem para partir as cascas :).