Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

06.09.19

Regresso às aulas = gastos a dobrar


semeado por Flora

9200000087684526.jpg

Às portas do arranque de mais um ano letivo, está ao rubro a corrida a supermercados, livrarias e outras lojas que vendem material escolar. Viva o desperdício!

Está na hora de mudar consciências e comprar apenas o necessário, recuperando o material que sobrou do ano anterior e que ainda pode ser utilizado.

O nosso governo deu o primeiro passo, com a medida “Manuais Escolares”, que faz chegar os manuais gratuitamente a todos os alunos que frequentam a escola pública, do 1º ao 12º ano, reutilizando assim os manuais, o que resulta em menos árvores abatidas, menos papel para produzir e imprimir, menos papel para o lixo… Palmas para esta iniciativa! Cabe-nos reeducar os nossos filhos, para estimarem os manuais, considerando-os como um empréstimo e não sua propriedade, evitando escrever, riscar, sujar ou rasgar, para que continuem em boas condições para serem utilizados por outros meninos.

Se a mochila e o estojo ainda estão em boas condições, basta lavar e está tudo em condições de reutilizar por mais um ano. Réguas, compassos, lápis, marcadores, afia-lápis, esferográficas… será mesmo necessário comprar tudo novo?

Falemos agora nos cadernos… De há alguns anos para cá, pegou a moda de uns cadernos que uma certa marca lançou, com capas em PVC (plástico). Apesar do preço elevado, estes cadernos parecem ser os preferidos das crianças. Outras marcas seguiram o exemplo e são já muitas as opções disponíveis no mercado.

Com o flagelo dos plásticos que têm vindo a aumentar no nosso planeta e constituem uma preocupação ambiental mundial, é preciso ser consciente na hora de comprar e provavelmente, esses cadernos não serão uma boa opção. No final do ano, cada aluno do 2º, 3º e 4º ciclos terminam o ano com mais de dez cadernos que não utilizarão mais e as capas de PVC ficam totalmente inutilizadas É caso para pensar, não acham?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Flora

    09.09.19

    Verdade! Não é fácil convencer as crianças, mas o argumento da sustentabilidade tem algum resultado, visto que elas estão cada vez mais sensibilizaras para esse assunto. Afinal o futuro pertence-lhes!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.