Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

27.08.19

“The True Cost”: o verdadeiro custo da moda


semeado por Flora

the-true-coast-696x365.jpg

Desde o cultivo agrotóxico do algodão, com vista a obter a matéria prima mais rapidamente, ao destino final das roupas descartadas em aterros gigantes, passando pelas condições precárias dos trabalhadores da indústria têxtil, maioritariamente mulheres, o documentário "The True Cost" traz-nos a dura realidade do impacto do consumo de fast fashion diretamente para os nossos ecrãs, para o nosso sofá. E é chocante!

Não dá nem para descrever ou resumir o documentário, pois são 90 minutos de informações às quais é impossível ficar indiferente.

Aconselho vivamente que vejam o "The True Cost" e não voltarão a olhar para as vossas roupas da mesma forma. Esse olhar passará a ser mais consciente na hora de comprar e na hora de escolher as peças de roupa.

O consumismo está tão enraizado na cultura ocidental, que nada poderá fazer mudar o que se passa nos países do terceiro mundo, a não ser uma mudança de comportamentos por parte do consumidor. Não podemos continuar a ignorar e a fingir que não é nada connosco. Será verdadeiramente justo comprar uma camisa por 5€? Quantas pessoas sofrem para que tal seja possível? Que impacto sofre o nosso planeta para que isso seja possível? E, mais importante, quem está enriquecer à custa disso? Não é o consumidor de certeza e também não é o produtor têxtil.

O conhecimento desta realidade torna tão ridícula a corrida às lojas, aos saldos, às promoções, ao lançamento de novas coleções...

Fica a dica: vejam "The True Cost".

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.