Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

Semente de Girassol

Simplificando as complicações...

31.10.19

Tostas com abacate, queijo e ovo escalfado


semeado por Flora

Tostas com abacate e ovo.jpg

Um almoço leve e delicioso! O ovo escalfado que para mim era antes uma tarefa quase impossível tornou-se muito fácil de fazer quando vi o truque do Jamie Oliver neste vídeo embora tenha acrescentado um passo, que acho que ajuda que o ovo fique mesmo perfeito, sem se desfazer: em vez de cortar a película aderente fora do tacho, corto-a ainda dentro da água a ferver com uma tesoura, deixando o ovo “escorregar” para fora da película, o que permite pegar nele com uma colher de sopa, sem se desfazer.

Vamos à receita?

Vão precisar de:

- Duas fatias de pão de forma integral ou com cereais por pessoa

- Ovos para escalfar (dois por pessoa)

- Abacate bem maduro (meio abacate por pessoa)

- Queijo de cabra ou camembert ou outro queijo cremoso

- Manteiga, dentes de alho, sumo de limão, azeite, sal e pimenta

- Sementes de sésamo (opcional)

Começar por preparar as “trouxas” com os ovos para escalfar, conforme o vídeo: numa pequena tigela ou chávena, afundar dois grandes retângulos de película aderente sobrepostos, untar com um pouco de azeite, deitar um ovo lá para dentro e fechar a película com um nó.

Colocar um tacho com água ao lume e, enquanto não ferve, preparar o puré de abacate. Corta-se o abacate ao meio e retira-se o caroço. Retirar o miolo do abacate de dentro da casca, com a ajuda de uma colher de sopa. Numa tigela, desfazer grosseiramente com um garfo, regar com sumo de limão para não oxidar e temperar com um pouco de azeite, sal e pimenta, mexendo bem.

Derreter uma dose generosa de manteiga numa frigideira, com um ou dois dentes de alho esmagados. Quando a manteiga estiver derretida, colocar fatias de pão de forma com cereais para tostar um pouco dos dois lados, absorvendo a manteiga aromatizada. Reforçar a dose de manteiga quando se fizerem mais tostas. Coloca-las num prato. Por cima, barrar com o puré de abacate e dispor umas fatias de queijo a gosto.

Quando a água ferver, introduzir as “trouxas” de ovos e aguardar que fiquem branquinhas. Com a ajuda de uma pinça e uma tesoura, cortar a película e deixar os ovos escorregarem para dentro da água. Retirar com uma colher e dispor sobre as tostas com abacate e queijo. Polvilhar com sementes de sésamo (opcional) e servir.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.